2 de mai. de 2009

Zoo People.

Algumas cidades de Sampa acabam de adotar uma nova lei: Ninguém com menos de 17 anos fica fora de casa depois das onze e se você tiver quatorze, pode ir voltando às 22h30. Nos dizemos democratas solicalistas, que vemos o lado do povo, então o que foi isso minha gente? Quer dizer que agora os grandões querem abater os grandes problemas de delinqüencia juvenil trancando todo mundo em casa, como se fossem animais. Não me leve a mal, mas só a expressão "toque de recolher" me faz lembrar de um zoológico, onde há certa hora os bichos vão para dentro de suas jaulas e são trancafiados. Seríamos nós as novas espécies em controle?! Só porque algum percentual de jovens faz inúmeras coisas erradas, engravidam cedo, vandalizam coisas importantes, furtam à vera e até cometem homicídio, todos - e esse todos bem em negrito - têm que pagar? Onde está o socialismo, o direito de cada um viver como quiser?! Para mim isso faz parte de uma ditadura arranjada que não conseguiu ver solução para problemas pequenos e condenou em massa. E podem ter certeza que não vai ficar assim... Afinal, adolescente é mesmo bicho esperto e vai dar um jeito de burlar, como sempre.

7 comentários:

Anônimo disse...

Sabe, eu também achei isso tudo um absurdo.Pessoas que nunca fizeram nada de errado terão de voltar cedo pra casa por causa da minoria infratora? Ridículo. Eu até entendo, que a situação tá ruim, e que tem muito adolescente fazendo coisa errada na rua, mas trancá-los em casa não vai fazê-los mudar.Vai sim deixá-los mais revoltados ainda.Tentar impor uma regra à força dessa forma não vai adiantar nada.
E o que você disse é verdade.Como pra qualquer situação, Eles dão 'um jeitinho' de burlar.
E só espero que essa lei não chegue aqui em Sampa, porque shows de Rock não acabam as 22H30.

camila locatelli disse...

tem selo pra voolç no meu blog
Beiijos
http://falandosobrealgo.blogspot.com/

Lola disse...

Adaptando a frase do poeta, digo: Toda generalização é burra. :D

Nem todos jovens são deliquentes, nem todos merecem ser tratados como "animais". Mas também nem todos são impunes. Devia haver um equilíbrio e um planejamento bem maior.

Marina disse...

Isso aih, Juh! Concordo! Meu texto tbm foi contra a tal lei.

BjO!

Joana disse...

Não vejo como socialismo (até porque o socialismo fez coisas muito mais radicais contra a liberdade) e nem como ditadura, vejo isso como algo que deveria ser feito pelos pais. Os pais devem impor limites a seus filhos, o problema é que muitos mais não tem esse controle.

Leandra N. Barcellos disse...

Sinto falta da época (não tão distante assim) que ficava com as amigas até meia noite na rua jogando volley ou pique-esconde. Hoje em dia não tenho o porquê de ficar até esse horário fora de casa. A Generalização é boa, no aspecto de despertar nos novos jovens algum senso. Mas provavelmente isso somente despertará um sentimento de revolta nos adolescentes que já são revoltados sem razão. Fará com que quebrem as regras, partindo ainda mais pro lado obscuro das ruas paulistanas. Se a preocupação é a segurança as medidas deveriam ser voltadas para conter a violência, e não enjaular a população para poder estampar nos jornais a diminuição da taxa de mortalidade. Bom texto, adoro seu blog :) Beijos ;*

M disse...

eu tbm escrevi sobre isso + seu post ficou bem melhor. gostei mto.