22 de fev. de 2011

Previsões para o Oscar 2011

E lá vem mais um ano de Oscar... Bem, eu posso me gabar, já que este ano cumpri o meu dever como cinéfila: assisti os dez filmes indicados ao prêmio maior (Melhor Filme) e sinto como se tivesse feito algo grandioso - vê se pode, menina boba, não?!
Enfim, aí vão minhas apostas, com comentários:

Melhor filme:
Cisne Negro
O Vencedor
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Minhas Mães e meu Pai
Toy Story 3
127 Horas
Bravura Indômita
Inverno da Alma
Ano passado, se Bravura concorrese; ganharia. Afinal convenhamos, foi um ano fraco sim... Mas com o Discurso do Rei ali do lado - um filme impecável que flerta de um jeito indubitável com o prêmio da academia, meu favorito não leva.

Melhor diretor:
Darren Aronovsky – Cisne Negro
David Fincher – A Rede Social
Tom Hooper – O Discurso do Rei
David O. Russell – O Vencedor
Joel e Ethan Coen – Bravura Indômita
Numa categoria onde os Cohen concorrem, impossível exigir de mim outra torcida - só se Tarantino também estivesse lá. Mas como sempre temos a dobradinha - filme e diretor, com execeção do injustiçado Ang Lee e seu Brockeback Mountain, que falhou no primeiro, o Discurso leva again.

Melhor ator:
Jesse Eisenberg – A Rede Social
Colin Firth – O Discurso do Rei
James Franco – 127 Horas
Jeff Bridges – Bravura Indômita
Javier Bardem – Biutiful
Já teve gente falando que Bridges ownou o proprio John Wayne no tal papel. Eu sou suspeita, mas acho sinceramente que, se não tivessem dado o premio a ele ano passado - que desperdício! - ele levaria.

Melhor atriz:
Nicole Kidman – Reencontrando a Felicidade
Jennifer Lawrence – Inverno da Alma
Natalie Portman – Cisne Negro
Michelle Williams – Blue Valentine
Annette Bening – Minhas Mães e meu Pai
É a opinião de todos, não adianta. Portman ganha e talvez seja a categoria mais óbvia desse ano. (Só espero que ela vista algum vestido bonito, porque né... Oh coisas feinhas que ela tem usado)

Melhor ator coadjuvante:
Christian Bale – O Vencedor
Jeremy Renner – Atração Perigosa
Geoffrey Rush – O Discurso do Rei
John Hawkes – Inverno da Alma
Mark Ruffalo – Minhas Mães e meu Pai
Rush deu um show, mas nada bate mudar - de qualquer jeito - ára fazer seu papel a vista dos críticos. Logo, por emagrecer um zilhão de quilos Caco o Sapo Bale ganha.

Melhor atriz coadjuvante:
Amy Adams – O Vencedor
Helena Bonham Carter – O Discurso do Rei
Jacki Weaver – Animal Kingdom
Melissa Leo – O Vencedor
Hailee Steinfeld – Bravura Indômita
No OmeleTV dessa semana, o crítico Erico Borgo falou uma coisa que eu assino embaixo: Bravura poderia ter 2 horas de Hailee negociando cavalos com aquele velho lá que eu assistiria amarradona... Mas a menina nem tem 20 anos - tá nos tenros 14 - e isso prejudica. Daí vem Melissa Leo, que convenhamos, arrebentou em O Vencedor.

Melhor roteiro original:
Minhas Mães e meu Pai
A Origem
O Discurso do Rei
O Vencedor
Another Year
Gente, para com esse negocio de falar que a Origem tem que levar. Tudo bem que foi um filme bem elaborado, mas super 'impressionante para os impressionáveis'. É overrated, aceitem isso. Minhas mães e Meu Pai tem um roteiro divertido, conciso e jovial. Queria muito que ganhasse, mas aí vem o peso do Melhor Filme/Diretor e acaba dando pro Discurso.

Melhor roteiro adaptado:
A Rede Social
127 Horas
Toy Story 3
Bravura Indômita
Inverno da Alma
A Rede Social leva. Mas nessa eu só acho... Todos os filmes dessa categoria foram adptados com primor. Daí eu fico com minha preferência descarada.

Melhor longa-metragem de animação:
Como Treinar o Seu Dragão
O Mágico
Toy Story 3
Alguém ainda duvida que Toy Story ganha?! Quer dizer, tá concorrendo a Melhor Filme. Então duh. E digo mais, bem merecido.

Melhor direção de arte:
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I
A Origem
O Discurso do Rei
Bravura Indômita
Categoria técnica é meio saquinho viu?! Mas vá lá. Direção de arte bonita - e dessa vez sem puxasaquismo - foi sim do Bravura... Mas como ninguém nunca dá pros filmes já privilegiados, tipo o Discurso, deve rolar uma Origem aí.

Melhor fotografia
Cisne Negro
A Origem
O Discurso do Rei
A Rede Social
Bravura Indômita
Os cinco tem fotografia impecável - e isso eu reparo demais. Cisne Negro com seu tom borrado meio angelical, Origem com toda aquela trama de cidades e sonhos, Rede Social com as externas em que Eisenberg tá so de shortinho, Bravura no oeste e seus takes impressionantes e Discurso do Rei com a pelicula mais bonita. Não tenho preferencia. Quem ganhar tá bom (Mas acho que Cisne Negro leva).

Melhor figurino
Alice no País das Maravilhas
I am Love
O Discurso do Rei
The Tempest
Bravura Indômita
Olha, é meio que meu dever acertar essa categoria, já que eu fiz Design de Moda, mas vou te dizer, esse ano tá fraquiiiinho... O oscar tem como regra dar tanto Direção de Arte como Figurino pra algum filme elizabethano ou da idade média, com aqueles trajes de babar, mas na falta de um esse ano, vai... Bravura leva.

Melhor filme de língua estrangeira
Biutiful
Fora-da-Lei
Dente Canino
Incendies
Em um Mundo Melhor
Javier Barden concorrendo a melhor Ator. É a regra de Toy Strory, a do óbvio. Biutiful, né povo. Apesar de não ter assistido a nenhum deles, é uma categoria que prezo muito pela beleza de pelicula estrangeira, sem o puritano americano. Acho que devo alugar quando sairem.

Melhor trilha sonora original
Alexandre Desplat – O Discurso do Rei
John Powell – Como Treinar o seu Dragão
A.R. Rahman – 127 Horas
Trent Reznor e Atticus Ross – A Rede Social
Hans Zimmer – A Origem
A Rede Social fecha com Beatles - e uma das melhores cenas de encerramento ever. Claro que torço pra eles. Mas Origem leva pelos "póóóóóóns". Sacanagem, foi bem conduzido (pelo menos nessa parte, né Nolan).

Melhores efeitos visuais
Alice no País das Maravilhas
Harry Potter e as Relíquias da Morte – Parte I
Além da Vida
A Origem
Homem de Ferro 2
Olha, aqui dá zebra viu?! Outro ano Trasnformers tava concorrendo. Não gosto desses filmes sendo lembrados no Oscar. Enfim, torço pra Origem - infelizmente - porque é dos que foram pra lista 10, mas Homem de Ferro deve levar, pela regra do filme aleatório que só concorre nessas categorias.

Melhor maquiagem
O Lobisomem
Caminho da Liberdade
Minha Versão para o Amor
Tá fraco viu? E obvio. Quem não ia dar pro Lobisomem, me diz?! Depois dizem que prever Oscar é dificil.

Vamos ver quantos eu acerto.. Ano passado foram quase todos. E esse ano?

Nenhum comentário: